segunda-feira, 16 de abril de 2012

Por qual motivo um paciente com gota não deve ingerir bebida alcoólica?

O Sr. HDF, 58 anos, sexo masculino, negro, caminhoneiro, procedente, procurou o ambulatório do Pronto Socorro queixando-se de forte dor no hálux direito.
O paciente chegou ao ambulatório calçando um chinelo no pé direito porque não conseguia colocar o sapato. O paciente relata que o problema se iniciou há três dias. No primeiro dia tomou Tylenol que não fez nenhum efeito. Passou então a tomar um comprimido de Melhoral de 6 em 6 horas. A dor aliviou um pouco, mas notou que o pé também estava ficando inchado e quente.
Continuou tomando Melhoral 3x/dia.Procurou atendimento porque acordara de madrugada com muita dor e que até o toque das cobertas o incomodava demais. Sentia muita dor no dedo e o pé estava muito inchado, vermelho, o que o impedia de calçar o sapato.
O paciente relata também que sente dores nas articulações desde os 40 anos de idade e que nunca procurou atendimento achando que deveria ser um reumatismo e que se tratava tomando Aspirina, Melhoral, chás que alguém recomendava. Mas que desta vez a coisa ficou feia. O paciente relata que bebe “socialmente (gosta de cerveja). Tem um histórico de hipertensão e que toma um diurético (clorotiazida) e um anti-hipertensivo (Enalapril).
Ao exame físico o paciente apresentava temperatura axilar de 37º C; frequência cardíaca de 98 bpm e pressão arterial de 155 x 100 mmHg; altura 1,70m; peso 89kg. Além do edema observado no hálux direito o paciente também apresentava discreto edema nas demais articulações metatarsofalengeanas e nas articulações dos dedos da mão.
Dados laboratoriais: Hemograma completo normal; Cálcio 9,2mg/dl; Fosfato 4,3 mg/dL; Prova de função hepática e renal normais; Urinálise normal; Fator reumatóide normal; Ácido úrico 10,4mg/dL
TRATAMENTO:
Foi medicado com Arcoxia 120mg (um comprimido uma vez ao dia) e Colchicine 0,5mg (uma cápsula três vezes ao dia) e recomendou que o paciente retornasse assim que melhorasse.
Após 15 dias o paciente retorna assintomático e recebe orientações comportamentais e dietéticas. 
 
Relação do paciente com Gota e o Álcool:
 

Para o paciente com hiperuricemia ou gota, não deve ser associado ao consumo de bebidas alcoólicas, sua ingesta aumenta a uricemia por incrementar a degradação do ATP em adenosina monofosfato (AMP) (PUIG, 1984), que é rapidamente convertido em ácido úrico. Por outro lado, a desidratação e a acidose metabólica, relacionadas com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, reduzem a excreção renal de ácido úrico, contribuindo para a hiperuricemia (LIEBER, 1962).
Encontrou-se a associação positiva entre o consumo de álcool e gota, independente da dieta e de outras causas de hiperuricemia, como idade, IMC, hipertensão arterial, uso de diuréticos e insuficiência renal crônica. Quanto aos diferentes tipos de bebidas alcoólicas, o consumo de cerveja tem associação positiva mais forte com o risco de gota, pois o consumo de destilados também foi significativamente associado com gota (PINHEIRO, 1996). Fazer uso de bebidas alcoólicas durante ou logo após um episódio agudo pode prolongá-lo ou reduzir o intervalo de recidiva. Após o controle adequado de uma crise aguda, a ingestão de uma quantidade moderada (por exemplo, uma taça de vinho ao dia) pode ser permitida. O uso de cerveja, principalmente em grandes quantidades, deve ser formalmente evitado.

Referências Bibliográficas

  • Lieber CS, Jones DP, Losowsky MS, Davidson CS: Interrelation of uric acid and ethanol metabolism in man. J Clin Invest, 1962.
  • Pinheiro GRC, Andrade CAF, Conceição LHR, Bomfim MG, Klumb EM, Levy RA: Avaliação do grau de conhecimento sobre a doença e terapêutica nos pacientes com artrite gotosa. Rev. Bras. Reumatol 36: 196, 1996.
  • Puig JG, Fox IH: Ethanol-induced activation of adenine nucleotide turnover. Evidence for a role of acetate. J Clin Invest, 1984.




4 comentários:

  1. Parabéns... caso achem mais alguma coisa interessante sobre álcool e gota é só postar!!!

    BJs, Sui

    ResponderExcluir
  2. o meu tio é gotoso.... mas ele bebe as vezes, masi ele esta parando aos poucos devido a esses fatores que desemcadeam a piora no seu estado. Foi bom saber mais... bjos galera...

    ResponderExcluir
  3. Mto bom ficar sabendo dessa associação..
    Gostei mto do Blog de vcs..

    Sucesso!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Veja o email da turma, tem atividade nova...

    bjs, Sui

    ResponderExcluir