segunda-feira, 14 de maio de 2012

Atividade 1: O cuidado de enfermagem e o corpo

Aluna: ERICA

Enfermagem, o ato de cuidar. São vários os dizeres como esse relacionando a enfermagem ao cuidado, e como sabemos é isso mesmo que acontece. A assistência da enfermagem deve ser holística, respeitando todo o espaço de cada paciente, oferecendo uma melhor qualidade de vida, tentando suprir suas carências físicas e emocionais. O enfermeiro, ou estagiário de enfermagem tem um contato muito mais prolongado com o paciente do que os outros membros da equipe, então fica como papel do enfermeiro cuidar, passar conforto aos pacientes. O cuidado de enfermagem deve ser uma prática realizada através do conhecimento teórico, porém deve ser uma atividade totalmente humanizada, deve-se avaliar o outro como seu semelhante, por tal motivo nunca devemos deixar passar despercebido nada que possa promover a piora do mesmo. Para o cuidado zeloso, é preciso compreender aquele que será cuidado.

“O ponto de partida é o entendimento da enfermagem como uma ciência humana, empenhada no cuidar da pessoa sadia ou doente. O ato de cuidar implica no estabelecimento de interação entre sujeitos (quem cuida e quem é cuidado) que participam da realização de ações, as quais denominam cuidados, que é a verdadeira essência da enfermagem (REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 2006)."

Nesse momento de estagiário que temos a oportunidade de aprender e colocar em pratica todo o conteúdo visto em sala, principalmente o cuidado humanizado pois só é destinado alguns pacientes para cada, o que possibilita um convívio de tempo maior entre estagiário - paciente, é que podemos perceber a carência de muitos, pois se sentem abandonado nos hospitais, e quando sentem nossa presença eles ficam mais felizes, pois, sabe que vamos ter tempo maior pra eles, para ouvir toda a sua história e seus problemas e assim tentar minimiza-los. 

Referência : < http://www.scielo.br/pdf/reben/v59n3/a14v59n3.pdf > acessado em 13 de maio de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário