segunda-feira, 14 de maio de 2012

Atividade 1: O cuidado de enfermagem e o corpo

A relação do cuidado com a enfermagem procura conhecer o paciente como um todo desenvolvendo uma grande relação com o ser humano cuidado e com seus familiares, desta forma evidencia uma relação de mútua ajuda e comunicação com o paciente/cliente, pautada pelo afeto e respeito ético moral.

A humanização do ser humano pode expressar-se no processo de cuidar e ser cuidado, que se fundamenta na interação a partir da comunicação envolvendo respeito, responsabilidade e toda a complexidade de determinantes no seu desenvolvimento e realização.
 
O cuidador não viabiliza apenas o cuidado com o corpo, mais também o cuidado com o emocional e as interações psicológicas do ser cuidado, é uma interação constante das subjetividades estabelecidas na relação enfermeiro-usuário. Por outro lado, observa-se que os profissionais de enfermagem na sua rotina hospitalar vêm se distanciando cada vez mais das interações com o cliente, o que em algumas bibliografias relacionadas ao processo de humanização, reforçam a importância do envolver-se como modo de expressar amizade e solidariedade.
 
O desafio para a enfermagem é insistir na prática do cuidado ao ser humano, como atividade fim e primordial e, ainda, um meio de valorização profissional. Assim, a atuação da equipe de humanização no ambiente hospitalar, é preciso que mantenha sua trajetória, pois observa-se que, mediante a capacitação e avaliação contínuas de suas ações, desencadeado, um processo de conscientização dos trabalhadores para essa nova forma de vivenciar o ambiente trabalho, na qual cada profissional deva conseguir ofertar envolvimento, compaixão e amor ao cliente.

<http://www.jornalpequeno.com.br/2005/7/11/Pagina17559.htm > Acessado em 13/05/2012


ADILON

Um comentário:

  1. E onde está a sua visão disso tudo? a sua opinião? as suas palavras?

    ResponderExcluir