quarta-feira, 6 de junho de 2012

ATIVIDADE 3: CONCEITO DE UMA PESQUISA DO TIPO ESTUDO DE CASO E UM TEXTO OBJETIVO CORRELACIONANDO A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR UM ESTUDO DE CASO E A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM


A clara necessidade pelos estudos de caso surge do desejo de se compreender fenômenos sociais complexos. Ou seja, o estudo de caso permite uma investigação para se preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real (YIN, 2001). É uma categoria de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente. Pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida, como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa ou uma unidade social. Visa conhecer o individuo a fundo, evidenciando a sua unidade e identidade própria. É uma investigação que se assume como peculiaridade, debruçando-se sobre uma situação específica, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico (VILABOL,2008).

O objetivo desta prática é conhecer o paciente integralmente, estudar as patologias encontradas, adquirindo assim conhecimentos para o cuidar. Nessa perspectiva esse método fornece a nós estudantes de enfermagem subsídios para associar a teoria com a prática, aliada a construção do estudo de caso permitiu que nós visualizássemos a importância do estudo e pesquisa como forma de compreender as patologias como seus respectivos sintomas e tratamento. Dessa forma podemos aprimorar nossos conhecimentos assim como à assistência prestada, com isso o estudo de caso é um ótimo meio para estimular a visão integrada da literatura com o que presenciamos realmente na prática, favorece também uma maior integração enfermeiro/paciente, propiciando uma experiência de extrema relevância para a nossa formação acadêmica, assim nós estudantes de enfermagem devemos realizar esse tipo de estudo constantemente.





REFERÊNCIAS

YIN, Robert K. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. Sao Paulo: Bookman, 2001.

VILABOL. Disponível em < http://mariaalicehof5.vilabol.uol.com.br/ /> Acesso em 04/06/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário