segunda-feira, 14 de maio de 2012

Atividade 1: O cuidado de enfermagem e o corpo

A enfermagem esta diretamente relacionada a palavra cuidado, de forma que estabeleci uma relação direta com o cuidador/cliente, o corpo do paciente não deve ser tratado como objeto ou com descaso, mais sim com um olhar holístico, que visa, a busca da reabilitação deste paciente. 

O que se observa no âmbito hospitalar, é que muitos profissionais por conta da sua rotina, perdem a interação entre profissional/cliente, o que dificulta e promove um distanciamento cada vez maior, não apenas com o cliente mais também com seus familiares. Esta barreira estabelecida por alguns profissionais evidencia as dificuldades estabelecidas no decorrer do tratamento. 

O corpo humano não deve ser tratado com descaso. A privacidade é um direito individual que contempla situações relacionadas à proteção da intimidade dos sujeitos, respeito à dignidade, limitação de acesso ao corpo, aos objetos íntimos, aos relacionamentos familiares e sociais e a enfermagem tem como desafio a reflexão ética sobre a responsabilidade e compromisso de suas ações, nesse âmbito.

O papel do enfermeiro é ajudar o paciente em todos os momentos, dando apoio emocional, atenção, respeitando seus sentimentos e limitações. O profissional deve estar preparado para prestar um atendimento de qualidade aos clientes, como também estar atento para os questionamentos e queixas da família, fortalecendo o vínculo oriundo desta situação. Esta assistência prestada deve estar de acordo com a Lei do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelecida na resolução do COFEN – 240/2000 de 2005.


ALISSON

Um comentário:

  1. Alisson, ao ler seu texto senti falta de ver a sua opinião, parece que vc escreveu muito baseado na visão de outros autores...

    ResponderExcluir